Depressão pode aumentar a chance de morrer de câncer

Transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade, estão relacionados ao aumento da chance de morte por câncer, aponta estudo.

Em Estudo realizado na Inglaterra e Escócia, pesquisadores entrevistaram quase 164 mil pessoas, aplicando questionários sobre a saúde mental, e as seguiram por um período maior que 20 anos. Os resultados demonstraram que o diagnóstico de depressao e ansiedade  está fortemente associado ao aumento da chance de morrer por câncer, principalmente leucemia, câncer de intestino, próstata e esôfago.

O estudo é observacional e, portanto, não é possível afirmar se há relação de causa e efeito entre  as doenças psiquiátricas e morte por câncer. No entanto, esses dados nos alertam sobre a importância de identificar e tratar corretamente esses transtornos.

 

Depressão

A depressão é o transtorno psiquiátrico mais comum na população. Os sintomas de depressão são muito comuns, mas ao invés de discuti-los com o médico as pessoas procuram atendimento por sintomas somáticos relacionados a doença como, por exemplo, dor de cabeça, dor lombar, ou dor crônica, o que torna o diagnóstico mais difícil.

Como identificar:

Os principais sintomas de depressão são:

– Humor deprimido;

– Perda de interesse ou prazer em todas as atividades;

– Insônia ou perda do sono;

– Mudança no apetite;

– Mudança no peso;

– Pensamento lento ou lentidão para realizar atividades motoras;

– Baixa energia

– Baixa concentração

– Pensamentos de culpa

– Pensamento recorrente sobre morte ou suicídio.

Todos passaremos por momentos de tristeza que algum desses sintomas aparecerá. Isso não caracteriza a doença. Porém, quando eles são muito frequentes e recorrentes, independente de um estresse emocional, podem estar relacionados a depressão.

 

Tamanho do problema

Hoje a depressão é um problema de saúde publica, a quantidade de pessoas acometida cresce a cada dia e expectativa é que esses índices aumentem ainda mais. Aproximadamente uma em cada dez pessoas apresentará o quadro durante a vida. Estima-se que , somente em 2010, os impactos diretos e indiretos dessa doença na economia global foram de 200 bilhões de dólares.

 

Psiquiatria para leigos.

Nossa principal ideia é a informação como a primeira linha de tratamento para qualquer doença. Por isso, acreditamos nesse projeto original do psiquiatra Dr. Luiz Dieckmann, que elaborou um curso para que qualquer pessoal possa aprender mais sobre principais distúrbios psiquiátricos, como identificar e como tratar de forma correta e eficiente. Vale a pena visualizar. Canal do youtube aqui.

 

 

Arquivado em: Clínica Médica, Neurologia, Oncologia, Prevenção, Sem categoriaEtiquetas:,