Por que o câncer é uma doença tão complexa?

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Oncologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como oncologista clínico no Hospital UDI - São Luís - MA, no Centro de Oncologia do Maranhão -São Luís - MA e no Hospital do Câncer Aldenora Bello - São Luís - MA.

Entenda porque o câncer e o seu tratamento são tão complexos, e algumas vezes imprevisível.

Todos nós possuímos um livro em cada célula do nosso corpo de onde extraímos as informações para nos tornar únicos: o DNA. É lá que contém a informação da cor dos nossos olhos, cor de pele e nossas origens. Todas as células do corpo possuem um DNA muito semelhante entre si, principalmente na região que utilizamos desse livro, e isso é de vital importância para nossa sobrevivência.

Para manter a integridade do DNA com as bilhões de multiplicações de células que ocorrem em nosso corpo, possuímos um sistema complexo de reparo e defesa contra erros na duplicação do DNA. O câncer surge quando esses mecanismos falham, através de mutações que fazem com que a célula possa crescer de forma descontrolada e se espalhar pelo corpo.

Portanto, o câncer nasce dentro daquilo que nos faz complexos e únicos: o câncer é uma doença do DNA, uma doença única em cada indivíduo. Agregamos os diversos tipos conhecidos de câncer em grandes grupos, como câncer de mama, câncer de pulmão, etc., para simplificar e tentar entender melhor a doença e o tratamento. No entanto, cada tratamento dependerá de uma avaliação global do paciente e suas particularidades. Um determinado tratamento que funcionou para uma pessoa com câncer de mama pode não funcionar para outra com o mesmo tipo de câncer.

 

Arquivado em: Sem categoria