Causas de câncer de pulmão em não-fumantes.

Fumar é a principal causa de câncer de pulmão, porém os que não fumam também podem ter esse tipo de doença.

Por que os não-fumantes têm câncer de pulmão

Não são apenas os fumantes que estão em risco de câncer de pulmão. Cerca de 20% dos tumores pulmonares se desenvolvem em não-fumantes. Pessoas com câncer de pulmão que nunca fumaram tendem a ser mais jovens e são mais propensos a serem mulheres.

O tumor dos não-fumantes também tende a ser distinto dos em fumantes. Podem apresentar diferentes mutações genéticas. Cerca de metade dos tumores em pessoas que nunca fumaram tem mutações que podem ser alvo de medicamentos modernos. Isso pode ajudar a explicar por que os não fumantes com câncer de pulmão tendem a viver mais do que os fumantes e ex-fumantes com a doença.

Ainda há muito estudo sobre todos os diferentes fatores que podem contribuir para câncer de pulmão em pessoas que nunca fumaram. Alguns casos nunca poderão ser explicados, mas aqui está o que é conhecido até agora.

 

Fumo passivo 

Cerca de 15% a 35% dos cânceres de pulmão em não fumantes podem ser causados ​​por fumaça passiva. O  contato pode ser direto (o mais tóxico dos dois) é quando um não-fumante inala o fumo da extremidade iluminada do cigarro de uma pessoa. E o contato indireto é quando um não-fumante inala o fumo expirado do fumante. Alguns grupos são mais suscetíveis a contrair câncer de pulmão de fumo passivo, incluindo pessoas expostas a ele na infância.

 

Amianto 

O amianto refere-se a um grupo de minerais encontrados em muitos materiais de construção, bem como peças de automóveis e navios. Como a ligação ao câncer de pulmão é bem conhecida, o amianto é usado muito menos frequentemente hoje do que era nos últimos anos. Você corre o risco de desenvolver câncer de pulmão a partir do amianto se você trabalha em uma indústria de alto risco, como a construção, especialmente se o trabalho envolve a remoção de amianto.

 

Poluição do ar

A poluição por exaustão de veículos, usinas de energia, fogões a lenha e outras fontes contém pequenas partículas que também podem contribuir para o câncer de pulmão. Em 2013, a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (IARC) declarou o ar exterior um potencial carcinógeno devido ao vínculo com o câncer de pulmão e bexiga.

 

Radiação do tórax 

As pessoas que tiveram tratamento de radiação no peito (geralmente para outro tipo de câncer) também têm maior risco de câncer de pulmão, mesmo que nunca tenham fumado.  Assim como realizar exames radiográficos em excesso.

Poluição do ar interior 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo cozinham e aquecem sua casa com combustíveis sólidos (madeira e carvão) ou cozinham sobre chamas abertas. Este tipo de cozimento associado a má ventilação leva a altos níveis de poluição do ar interior que podem contribuir para o câncer de pulmão. As mulheres e as crianças são mais propensas a serem afetadas por esta poluição interna devido à proximidade com o fogo culinário e ao tempo gasto na casa.

 

Radônio 

O radônio é considerado umas das principais causas do câncer de pulmão após o tabagismo. O gás de radônio, um subproduto de urânio, pode ser encontrado no ar ao nosso redor e geralmente é inofensivo. O perigo vem quando este gás radioativo de ocorrência natural fica preso e concentrado, como pode acontecer nas minas e nos andares inferiores de algumas casas. Mesmo assim, você precisa estar exposto por um longo tempo para ficar doente.

 

Como rastrear e prevenir câncer de pulmão

A tomografia de pulmão em baixas doses é, agora, recomendados para rastreio de câncer de pulmão em pessoas com alto risco: fumantes de longo prazo com mais de 55 anos, além de outros fatores de risco. Mas para outras pessoas, os riscos  superam os benefícios. Por exemplo, o teste expõe as pessoas a uma dose de radiação e algumas pessoas acabam tendo um falso positivo. O teste indica câncer, mas mais testes revelam que o paciente realmente não possui câncer. Não esqueça de discutir os riscos e benefícios com seu médico.

Se você nunca fumou, a melhor coisa que você pode fazer para evitar o câncer de pulmão é ficar longe de pessoas que estão fumando. 

Não esqueça que medidas simples podem aumentar e muito suas chances de viver longe dessa doença.

 

 

Fonte: OMS / IARC
Arquivado em: Câncer de pulmão, Oncologia, PrevençãoEtiquetas:, , , ,