Receber um diagnóstico de câncer pode te deixar sem forças, mas existem algumas coisas que você pode fazer para sentir-se melhor
, principalmente durante o tratamento do câncer.
Atividade Física
“Exercício físico é uma das melhores coisas que as mulheres podem fazer” Dra. Ann Partridge, Diretora do programa câncer de mama da Universidade de Harvard.
Pessoas em tratamento do câncer podem e devem fazer atividade física. Não é necessário correr uma maratona, mas atividades físicas regulares como uma caminhada 3 a 5 vezes na semana, antes, durante e após o tratamento podem fazer uma grande diferença em termos de ganho de energia. Alguns dias haverá indisposição, mas sempre que possível, levante-se e exercite-se.
Alimentação Saudável
Dieta rica em frutas e verduras pode reduzir o risco de câncer de mama. Estudos têm demonstrado que uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal pode diminuir em até 15% a chance de desenvolver câncer.
Durante o tratamento também é fundamental manter uma alimentação saudável. Não é necessário ingerir somente frutas, legumes e sucos orgânicos. Mas evitar gorduras e carboidratos em excesso pode diminuir os efeitos colaterais e o ganho de peso durante a quimioterapia.
Sono
Dormir bem é crucial para uma vida saudável. Especialista recomendam de 7 a 9 horas de sono por noite. Algumas evidências sugerem que quanto mais horas de sono dormidas, maior impacto na redução na mortalidade por câncer de mama. Um estudo de 2016 demonstrou que mulheres com câncer de mama que dormem menos de 5 horas por noite possuem 1.5 vezes mais chance de morrer pelo câncer que mulheres que dormem de 7 a 9 horas.
Meditação
Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Quando a mente não anda bem, as pessoas passam a sentir mais sintomas físicos. Pessoas em tratamento de câncer que ficam estressadas, tristes ou cansadas, apresentam piora dos sintomas físicos do câncer ou dos efeitos colaterais do tratamento.
Um estudo de 2014 demonstrou que algumas técnicas de meditação, yoga e relaxamento foram efetivas no tratamento de transtornos do humor e ansiedade entre pacientes com câncer de mama.