Perda de peso pode reduzir a chance de ter câncer de mama

Perda de peso em mulheres pós-menopausa pode reduzir de forma significativa as chances de desenvolver câncer de mama, aponta estudo.

Obesidade tem aumentado no Brasil e no mundo. Diversos estudos têm associado o excesso de peso com o aumento do risco de desenvolver câncer, em especial o câncer de mama em mulheres na pós menopausa. No entanto, as evidencias para demonstrar a perda de peso como forma de prevenir o câncer são escassas.

 

 O estudo

 

Estudo apresentado recentemente no congresso mundial de câncer de mama, recrutou quase 61500 mulheres na pós menopausa sem histórico de câncer de mama, com idade entre 50 e 79 anos, por um período de 11,4 anos. Cerca de 41% destas tinham peso normal, 34% estavam com sobrepeso e 25% eram obesas.

Quando compararam as mulheres que não tinham perdido peso com as que perderam 5% ou mais do peso inicial, estas ultimas apresentaram 12% a menos de chance de desenvolver câncer de mama. Se comparado com as que perderam mais de 15% do peso basal, observaram uma redução do risco de quase 37%.

Em um período curto de observação de 3 anos, a perda de peso teve impacto significativo na redução do câncer de mama.

 

Perder de peso faz parte da prevenção do câncer

 

O excesso de peso resulta em uma serie de alterações hormonais e inflamatórias com impacto direto no aumento do risco do câncer de mama. Com os dados do estudo, a perda de peso pode interromper esse processo carcinogênico, diminuindo portanto, a chance de ter câncer. Perda de peso e manutenção de um peso adequado tem que fazer parte de qualquer medida para a prevenção do câncer. E nunca é tarde para começar. Mas lembre-se de perder peso de forma saudável e com orientação nutricional. Fique atenta!

 

SABCS 2017
Arquivado em: Câncer de mama, Clínica Médica, Prevenção, prevençãoEtiquetas:, , , , ,