Primeiro dia de quimioterapia

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Oncologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como oncologista clínico no Hospital UDI - São Luís - MA, no Centro de Oncologia do Maranhão -São Luís - MA e no Hospital do Câncer Aldenora Bello - São Luís - MA.

O tratamento com quimioterapia não é fácil. Algumas medidas simples podem reduzir a ansiedade e transformar esse momento em algo prazeroso. Separamos algumas dicas sobre o que esperar do primeiro dia de tratamento.

A quimioterapia, um dos tratamentos contra o câncer mais comuns e eficazes, tem como objetivo retardar ou parar o crescimento de células cancerosas que se dividem rapidamente. Quando ouvimos a palavra “quimioterapia” muitos já pensam em perda de cabelo, náuseas e cansaço. Mas na verdade não é tão assustador quanto você pensa. Aqui está o que esperar no seu primeiro dia  de quimioterapia.

 

Espere alguns testes básicos antes da infusão.

Você precisará realizar exames de sangue que ajudam a determinar sua dose de quimioterapia e quaisquer outros medicamentos necessários. Você também pode esperar que sua altura e peso sejam medidos mais de uma vez, porque este é outro fator chave para garantir que você obtenha a dose certa do tratamento.

 

O tratamento não será imediato.

A quimioterapia é “feita sob encomenda” toda vez que você vem para recebê-la, ou seja, seu tratamento será preparada somente após sua chegada a unidade de quimioterapia e avaliação se você poderá recebê-la ou não. Isso significa que você pode passar algumas horas ou mais na área de espera. Pode parecer que nada está acontecendo, mas há muito envolvido na preparação de medicamentos de quimioterapia antes que eles possam ser entregues a você.

 

É bom trazer um acompanhante.

É uma boa ideia ter alguém para ajudar e te acompanhar na quimioterapia – especialmente no seu primeiro dia. Ela poderá ajudar a passar o tempo, diminuir a ansiedade e te auxiliar se algum efeito indesejado das medicações aparecer.

 

Traga itens para ajudar a passar o tempo.

Algumas quimioterapias podem levar várias horas, mas você pode usar esse tempo para suas próprias atividades como: ler, assistir TV ou mesmo tirar uma soneca. Escutar música pode ajudar no relaxamento e até diminuir os efeitos colaterais do tratamento. Torne esse momento prazeroso.

 

É normal ficar nervoso.

É normal ficar nervoso principalmente com a primeira quimioterapia, mas muitos pessoas que passaram por isso irão dizer-lhe que não era tão ruim quanto esperavam. Nem todos experimentam todos os efeitos colaterais da quimioterapia, e alguns pacientes relatam poucos problemas. Os tratamentos de hoje incluem medicamentos modernos que minimizam muitos efeitos colaterais comuns.

 

Não é necessário jejum.

Alimente-se normalmente antes da quimioterapia, e, se desejar, traga um pequeno lanche para comer durante a quimioterapia caso sinta fome. Mas lembre-se que excesso de gorduras e açúcares pode causar indigestões que podem ser agravadas no período de quimioterapia.

 

Não agende outros compromissos no primeiro dia da quimioterapia.

Faça o primeiro dia de tratamento sem outras obrigações. Tente relaxar o máximo possível para o tratamento ser o mais efetivo minimizando os efeitos colaterais. Não esqueça de sempre recapitular os principais efeitos colaterais esperados e os sintomas de alarme.

Não deixe de entrar em contato com seu Oncologista quanto aos efeitos colaterais e objetivos do tratamentos.

Arquivado em: OncologiaEtiquetas:, , , ,