Tenho câncer e agora?

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Oncologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como oncologista clínico no Hospital UDI - São Luís - MA, no Centro de Oncologia do Maranhão -São Luís - MA e no Hospital do Câncer Aldenora Bello - São Luís - MA.

Câncer é uma palavra assustadora. Receber esse diagnóstico pode tirar o chão de qualquer um. Após o choque inicial é importante preparar-se para enfrentar o que está por vir. Aqui seguem algumas dicas para auxiliar no processo.

Estar de frente com o médico e escutar a palavra câncer pode ser assustador. Os pacientes costumam dizer que, quando recebem a notícia, ficam em choque e incapazes de assimilar o que foi dito no restante da consulta. Cada indivíduo reagirá de acordo com a sua particularidade, mas alguns passos podem ser fundamentais para enfrentar essa doença, principalmente o período logo após o diagnóstico.

 

Fase de luto

Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, pois muitos obstáculos virão e a forma como serão enfrentados impactará diretamente no resultado do tratamento. É normal sentir inicialmente medo, tristeza, preocupação e falta de esperanças. Esta é a fase de luto. Lidar com essas emoções é difícil no início, mas trabalhar para superá-las pode ajudar a reduzir seu estresse e melhorar sua saúde física e mental

 

 

 

 

Pensamentos positivos

Pense positivamente. O câncer é uma doença complexa, mas a maioria dos cânceres hoje são curáveis, ainda mais quando diagnosticados em uma fase precoce. Para aqueles que não têm cura, existem bons tratamentos que ajudam no controle de sua progressão. Seja positivo e otimista; pessoas que focam nos pontos positivos são mais bem-sucedidas.

 

 

 

 

 

 

Bons acompanhantes

Compartilhar que está com câncer não será fácil. Infelizmente o câncer possui uma conotação negativa e muitas pessoas propagam informações erradas e sem fundamento que podem te afastar da melhor linha de combate à doença. Cerque-se de pessoas que querem o seu bem, que elevem seu astral e que irão te acompanhar nessa luta.

 

Informe-se

Saber o máximo sobre sua doença, os estágio e as etapas do tratamento te ajudarão e muito a vencer o luto e o câncer. Procure fontes confiáveis de informação, tire o máximo de dúvidas com seu médico, questione os achados, termos e fases do seu tratamento.  Pessoas bem informadas conseguem melhores resultados.

 

Distraia-se

Nesse período de incertezas e turbulência emocional, ocupar a mente é um excelente remédio. Segue algumas sugestões de atividades:

– Passear

– Assistir um bom filme

– Tocar ou escutar música

– Escreva em um blog, jornal etc

– Pinte, desenhe ou faça outros tipos de arte

– Pratique ioga, meditação ou outra forma de relaxamento

 

Hábitos saudáveis

Nunca é tarde para começar. Pessoas que têm uma alimentação saudável, fazem atividade física regular, não fumam e bebem com moderação possuem uma qualidade de vida melhor. Não é preciso realizar mudanças drásticas; pequenas mudanças na alimentação, caminhar ao ar livre ou dormir melhor a noite podem ter grande impacto no seu humor e na sua vida. Algumas dicas a mais podem ser encontradas aqui.

 

Não deixe de aproveitar a vida

Muito provavelmente essa será somente uma fase. Não deixe de aproveitar a vida.  O tempo não voltará e você deve aproveitar cada momento.  Quando tudo passar, transmita essa mensagem para que outros tenham sucesso como você.

Arquivado em: Câncer de mama, Oncologia, Prevenção, Sem categoriaEtiquetas:, , ,