Vencendo o coronavírus (COVID19)

Vivemos momentos de grande dificuldade e necessidade de esfoço de todos. Algumas dicas podem ajudar nessa batalha.

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças radicais em nossas rotinas diárias e em nossas interações sociais. Os sentimentos que surgiram durante esse período são esperados e é importante que aprendamos a lidar com eles. Assim, devemos trabalhar um plano centrado no autocuidado, que nos permita gerenciar esse novo momento da melhor forma possível.

 

Estabeleça uma rotina

Uma das melhores coisas que você pode fazer é estabelecer uma rotina. Embora muitos não estejam atualmente trabalhando, ainda é importante começar todas as manhãs da mesma maneira. Defina um alarme todas as noites e não o ignore quando disparar. Se você costumava tomar banho ou se exercitar antes de sair para o trabalho, mantenha esse hábito. Tente utilizar as listas de tarefas diárias para garantir que você tenha uma ocupação e faça um cronograma para dias úteis e fins de semana. Você não deve estar constantemente trabalhando, mesmo que sua casa seja seu novo escritório. Essas medidas ajudarão você a se ajustar à sua nova rotina e permitirá que mantenha sua mente saudável e produtiva. 

 

Evite o excesso de informação 

Embora seja importante manter-se atualizado sobre o que está acontecendo, pode ser fácil se envolver demais nas notícias sobre o coronavírus. Pergunte a si mesmo: eu realmente preciso dessas informações ou estou apenas verificando as atualizações por hábito? Nossos cérebros são preparados para perceber quando as coisas parecem perigosas, o que gera um aumento de adrenalina em resposta ao estresse. Nosso corpo pode lidar bem com essa resposta por um tempo limitado, mas nos expor a estressores crônicos não é saudável.

Se você vir que as notícias trazem sentimentos de estresse e ansiedade, é importante limitar a frequência com que você procura atualizações e, em vez disso, redirecionar sua energia para atividades que recarregarão a bateria e lhe trarão mais tranquilidade.

 

Use a tecnologia a seu favor

Quando usada corretamente, a tecnologia pode ajudá-lo a manter uma mente saudável e ativa. Por exemplo, se você estiver isolado em casa, poderá usar o telefone ou o computador para ficar conectado com seus familiares, amigos e colegas de trabalho.Embora a videoconferência seja uma ótima maneira de manter contato, também não é a única. Participar de fóruns, fazer ligações telefônicas ou fazer cartas manuscritas são alternativas fantásticas.

 Você também pode usar a Internet para aprender um novo idioma, participar de uma sessão guiada de exercícios ou meditação, aprender uma nova atividade ou até mesmo fazer um tour virtual por um museu ou zoológico. O agendamento de uma atividade lhe dá algo pelo qual aguardar diariamente.

 No entanto, lembre-se de que essas atividades foram projetadas para ajudá-lo a relaxar e recarregar. Se você for bombardeado por estressores (como as atualizações do COVID-19), é importante utilizar outra saída.

 

Dicas com as crianças

Aqueles que cuidam de crianças podem enfrentar obstáculos adicionais durante esse período. Certifique-se de falar com seus filhos regularmente e ajudá-los a lidar com seus medos e preocupações. Embora nunca seja uma boa ideia tranquilizá-los cegamente, dizendo que tudo ficará bem, você pode mencionar que as coisas voltarão ao “normal” em algum momento, assim como as atividades que eles adoram fazer.

Agora é uma chance de focar no tempo em família e criar novas tradições. Você pode ajudá-los a preparar o jantar uma vez por semana, designar uma noite de jogos em família ou escolher um horário para sentar e ler um livro juntos.Organizar datas de brincadeiras virtuais também é uma ótima maneira de as crianças ficarem em contato com seus amigos.

 

Maneiras de relaxar

Se você estiver procurando maneiras úteis de relaxar, tente uma das seguintes atividades:

 – Ir caminhar (respeitando o distanciamento social)

– Exercício

– Meditar

– Atividades artísticas

– Conecte-se virtualmente com uma comunidade espiritual ou religiosa

– Diário

– Ouça músicas ou podcasts

– Veja fotos antigas

– Jogue um jogo de tabuleiro em família

– Leia um livro

 

Não esqueça do seu autocuidados

Praticar o autocuidado é importante para todos, especialmente em momentos de maior estresse e vulnerabilidade. Você pode tentar um ou mais dos seguintes procedimentos:

 – Pratique maior higiene, especialmente lavar as mãos com sabão

– Limite sua ingestão de álcool

– Faça algo criativo / Aproveite para aprender algo novo

– Mantenha um diário de seus pensamentos e sentimentos

– Faça exercícios regularmente e mantenha alimentação saudável

– Comece uma lista de gratidão: você é grato hoje pelo quê?

 

O confinamento com excesso de informação é uma combinação perigosa. Se precisar de ajuda, consulte seu médico.

Arquivado em: Sem categoriaEtiquetas:, ,