Você já ouviu falar de probióticos? Saiba o que são e seu papel no tratamento do câncer.
O que são?
Os probióticos são bactérias que introduzimos no nosso sistema digestivo para aumentar as bactérias saudáveis que já existem. Estudos mostram que os probióticos podem beneficiar certos pacientes com câncer, especialmente aqueles com problemas gastrointestinais. No entanto, como cada indivíduo apresenta particularidades, os probióticos não são recomendados para todos.
Os probióticos podem impulsionar algumas das bactérias saudáveis que colonizam nosso sistema digestivo. O equilíbrio entre elas é fundamental para uma vida saudável. O seu uso pode auxiliar a restauração deste equilíbrio principalmente quando a balança se inclina para o lado das bactérias “ruins”. Os probióticos podem ser encontrados em alimentos, como iogurte grego e queijos, e também existem em forma de suplementos.
Qual seu papel no tratamento do câncer?
As evidências mostram que os probióticos podem ajudar na melhora dos efeitos associados ao tratamento do câncer, como por exemplo a diarreia relacionada à quimioterapia. Um estudo de 2014 investigou os efeitos da administração de probióticos a sobreviventes de câncer colorretal por 12 semanas. Observou-se que houve uma diminuição significativa dos sintomas de intestino irritável, além de melhora de escalas que avaliam qualidade de vida. Outro estudo randomizado descobriu que pacientes submetidos à quimioterapia e que recebiam probióticos, apresentaram significativamente menos diarreia grave e também necessitaram de menos hospitalizações e reduções de dose de quimioterapia devido à toxicidade intestinal.
Além de aliviar os sintomas de diarreia, também podem ser benéficos para alguns pacientes que apresentam problemas de saúde preexistentes, como a própria síndrome do intestino irritável e outros problemas gastrointestinais, como constipação.
Mas lembre-se que os probióticos não representam a única maneira de manter um intestino saudável ou de melhorar os problemas gastrointestinais. Fibra de frutas e vegetais, nozes e alimentos integrais podem manter e melhorar a saúde intestinal global. É importante falar com um médico ou nutricionista antes de adicionar probióticos à sua dieta. Assim como qualquer medicação, eles trazem riscos e benefícios!