O câncer vem se tornando mais comum?

Você já se perguntou porque o diagnóstico de câncer é tão mais comum atualmente? Porque quase todos nós passamos a conhecer pessoas que apresentam ou apresentaram esta doença?

O diagnóstico de câncer aumentou bastante nas últimas décadas por diversos motivos, entre os quais os principais são:

O envelhecimento populacional

O maior fator de risco isolado para câncer é a idade. Indivíduos mais velhos possuem células mais velhas, as quais acumularam mais mutações e chances de originar neoplasias. Atualmente vivemos muito mais que há 50 anos e com isso acumulamos uma maior probabilidade de desenvolver algum câncer durante a vida.

 

Redução de mortes por doenças infecciosas

O avanço da medicina possibilitou o desenvolvimento de métodos de prevenção e de tratamento muito eficazes para as doenças infecciosas, as quais eram as principais causas de morte antigamente. Com isso, doenças relacionadas ao envelhecimento, como o câncer, passaram a ser mais comuns.

 

Avanço do diagnóstico do câncer

Atualmente os métodos para diagnóstico do câncer são mais disponíveis e eficazes, originando mais diagnósticos de doenças que antes não seriam percebidas precocemente. Além disso, o acesso ao médico especialista se tornou mais fácil, possibilitando o diagnóstico correto de doenças que, antigamente, ficavam mal esclarecidas.

 

Menos preconceito e mais informação

Antigamente o câncer era uma doença da qual pouco se falava, muitos nem pronunciavam a palavra “câncer”. Isto criava uma barreira ao diagnóstico da doença, sendo fruto de preconceito com os portadores e pouca informação sobre a doença. Atualmente as pessoas estão mais abertas a falar sobre o câncer e o diagnóstico e a compartilhar com todos sua luta contra a doença. O acesso à informação democratizou o conhecimento.

 

Você tem dúvidas sobre outros fatores? Acha que precisa de algum acompanhamento especial para você ou para sua família? Procure seu Oncologista, ele é o médico certo para te orientar em relação ao câncer.

Arquivado em: Câncer de mama, Câncer de próstata., Clínica Médica, Oncologia, PrevençãoEtiquetas:, ,