Comer carne vermelha causa câncer?

Somos o quarto país em consumo de carne vermelha no mundo. Cada vez mais surgem evidências de que comer carne vermelha e, principalmente, carnes processadas em excesso pode aumentar o risco de câncer.

 A carne processada é aquela que foi salgada, curada, fermentada ou defumada para manter seu sabor ou ser preservada. Neste grupo incluímos presunto, bacon, salsichas, carne enlatada e carne seca. A carne vermelha inclui a carne de porco, bovina, carneiro, cordeiro ou de cabra. O consumo desses alimentos pode aumentar o risco de câncer por causa de produtos químicos formados durante a digestão, que danificam as células que revestem o intestino. Outros fatores prováveis ​​incluem o teor de gordura e o modo como a carne é cozida. Um outro ponto relevante é que grandes comedores de carne comem menos alimentos protetores, como frutas, vegetais e cereais integrais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou as carnes processadas como um carcinógeno do Grupo 1, o que significa que há fortes evidências de que causam o câncer. A carne vermelha, por sua vez, foi classificada como uma causa provável de câncer. Alguns estudos sugerem que ingerir mais que 50 gramas de carne processada por dia pode aumentar em até 18% o risco de desenvolver câncer de intestino. 
 

Não devo comer carne vermelha?

A carne vermelha é uma importante fonte de ferro, zinco e vitamina B12. Além disso, ela não é a única responsável pelo câncer. Pessoas que nunca comeram carne poderão desenvolver câncer, assim como as que comem em excesso podem nunca desenvolver. Desta forma, não é necessário abolir esse importante alimento de nossa dieta, mas somente ingerí-lo com moderação.

Quanto devo ingerir?

Para uma alimentação saudável, a  recomendação é não ingerir mais do que 700 gramas de carne vermelha não processada por semana, e de preferência os cortes magros. Podemos ingerir refeições diárias com 65 gramas ou 3 a 4 refeições de 130 gramas por semana. Numa linguagem prática, um bife médio 3 a 4 vezes na semana. Devemos evitar ao máximo o consumo de carnes processadas.
Vale relembrar que em nossa região é popular comermos carne de sol, que está no grupo das carnes processadas.
 Medidas simples no nosso dia-a-dia têm grande impacto na prevenção do câncer. Não esqueça de consultar um nutricionista para uma dieta balanceada.
Arquivado em: Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de intestino, Oncologia, prevençãoEtiquetas:, , ,