Dieta rica em fibras pode aumentar a vida de pacientes com câncer

Estudo sugere que pessoas que ingerem mais fibras após o diagnóstico de câncer de intestino têm maior chance de vencer a doença.

Segundo dados do INCA 2016, o câncer de intestino é o 3º mais frequente em homens e o 2º mais frequente em mulheres. Hoje sabemos que uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir esse tipo de malignidade. As fibras ajudam a diminuir a exposição do intestino a fatores que podem gerar o câncer, diminuindo o conteúdo de fezes e aumentando o trânsito intestinal. No entanto, pouco sabemos sobre seu impacto nos que já possuem a doença.

 

O estudo

Um estudo realizado nos Estados Unidos seguiu 1575 pessoas com diagnóstico de câncer de intestino por um período de 8 anos. Antes do diagnóstico e após um período de até 4 anos de doença , os participantes eram submetidos a um questionário sobre hábitos alimentares, com foco na quantidade, qualidade e também nas fontes de fibras ingeridas (vegetais, frutas, cereais).

A ingesta de fibras impactou positivamente na sobrevida do câncer de intestino, reduzindo em até 14% a chance de morrer pela doença. Mas esse ganho não ficou limitado aos que já tinham o hábito de ingerir fibras antes do diagnóstico. Pessoas com câncer que modificaram sua alimentação para uma dieta com mais fibras também apresentaram redução na chance de morrer em aproximadamente 18%. De todas os alimentos contendo fibras, os cereais integrais demonstraram a associação mais forte, principalmente quando ingeridos em uma quantidade maior que 5 gramas por dia.

 

Dica na alimentação

Uma boa alimentação impacta diretamente na nossa saúde. Quando falamos de câncer intestino, uma dieta rica em fibras é importante na prevenção e durante o tratamento. Devemos ingerir por volta de 5 a 10 gramas diariamente, tentando incluir cereais integrais.

Os cereais integrais são grãos, mas, para serem considerados integrais, precisam estar completos: casca, porção intermediária e semente. Alguns exemplos são: arroz integral, aveia, cevada, trigo, milho, quinoa e amaranto. Ingesta de 100 a 150 gramas desses cereais por dia é suficiente para a oferta ideal de fibras. Não esqueça de consultar um nutricionista para mais informações sobre uma dieta balanceada.

 

Fonte: JAMA oncology

 

Arquivado em: Oncologia, PrevençãoEtiquetas:, ,