Metástases o que são?

Conhecidas por muitos nomes, as metástases são eventos que podem ocorrer em qualquer tipo de câncer. Vamos conversar e entender esse evento tão temido.

Metástase

A Metástase é a presença das células do tumor fora do local ou região onde se originaram, ou seja, se o tumor é originário da mama, a presença dessas células nos ossos caracteriza a metástase. Essas células conseguem migrar pelo organismo através da corrente sanguínea e vasos linfáticos.

 

Como localizamos as metástases?

Uma célula do câncer é muito pequena, não pode ser vista ao olho nu e nem pelos melhores exames de imagem existentes. O que enxergamos quando detectamos uma metástase são milhões de células juntas naquele ponto. Portanto, nosso diagnóstico  é muito superficial pois sabemos que, na detecção de metástase, outras células podem estar alojadas em outros lugares mesmo que os exames de imagem não as detectem.

 

Como ocorre?

Hoje sabemos que para haver o desenvolvimento de uma metástase são necessários vários fatores. As células precisam desenvolver características específicas e encontrar em outros órgãos um ambiente adequado para se instalar e proliferar. As pessoas têm uma visão errada em achar que as metástases são eventos que só acontecem quando o tumor está muito grande.  Na maioria das vezes, ela ocorrerá sim em etapas mais avançadas, pois com o tempo a célula tumoral se especializa e pode disseminar-se. No entanto, já é sabido que, se as primeiras células tumorais apresentarem características desfavoráveis, já é possível haver evento mesmo em fases precoces da doença.

 

O que podemos fazer?

Podemos identificar algumas alterações genéticas que sugerem maior facilidade de disseminação mesmo de tumores muito pequenos como, por exemplo, a presença do hiperexpressão do receptor HER2 no câncer de mama e de mutações no gene EGFR no câncer de pulmão. Alguns desses testes  já são amplamente utilizados, permitindo a  definição do perfil molecular de vários tumores. Assim podemos compreender o comportamento das células cancerígenas e consequentemente implementar o melhor tratamento.

 

Metástase tem cura?

A presença da metástase significa que o câncer migrou e sobreviveu em outros órgãos; portanto uma simples cirurgia seria incapaz de eliminar todas as células tumorais. É nesse cenário que entram as modalidades de tratamento sistêmico, como a quimioterapia. Hoje sabemos que é possível  curar algumas doenças metastáticos previamente consideradas incuráveis através da combinação do tratamento local (cirurgia e/ou radioterapia) e sistêmico.

 

Nature Reviews Cancer 9, 239-252 (2009)
Nature Reviews Cancer 9, 274-284 (2009)
Arquivado em: OncologiaEtiquetas:,